quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Voto nulo e o poder do povo:

O voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato. Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles?

E por que eu falo deles? Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".

Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.

Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!


Email:: eduardocarvalho@atarde.com.br

Um comentário:

  1. Voto nulo
    Rodrigo 25/09/2004 14:37

    Por favor! Não venham com essa conversa de que voto nulo é voto de protesto: não é! Voto nulo é considerado "inválido", como os votos brancos, para TODOS os efeitos! É só analisar a lei 9.504/97 direito.
    NÃO HÁ QUALQUER DISPOSITIVO QUE DETERMINE A REALIZAÇÃO DE OUTRA ELEIÇÃO. Simplesmente, os votos são desconsiderados. Não são computados.

    Nosso sistema eleitoral não tem voto de protesto. E as pessoas que se acham "informadas" ficam propagandeando esse tipo de asneira.

    Não incentivam o voto específico nos candidatos e partidos só porque isso lhes convêem: simplesmente o voto nulo é igual, NO NOSSO SISTEMA, ao voto branco.

    A lei precisa ser mudada, se quiserem que seja realizada outra eleição, caso os votos ditos "válidos" não cheguem a mais de 50%.

    Com essa "propaganda" anti-cidadania, quem é beneficiado não é o eleitor, mas os grupos políticos que são favorecidos por poucos votos e - agora sim - enganam a população afirmando que voto nulo é voto de protesto.

    Politizem-se, mas corretamente. Consulte um jurista que LIDE com Teoria GEral do Estado / Ciência Política / Direito Constitucional e Eleitoral. Não repitam o que os outros falem só porque gostam de "anarquizar" os sistema. Aprendam consultando as bases. Em outros sistemas políticos e representativos, realmente existe o tal "voto de protesto", mas, no Brasil, não. Nas palavras da lei, o voto "nulo" é simplesmente "desconsiderado" - como o que ocorre com o voto branco.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir

facebook